quinta-feira, abril 22, 2010

O uso da linguagem... preocupações e cuidados...

Um outro texto (sim, minha vida é construída de PDFs...rs) menciona os cuidados que devemos ter com a linguagem quando focamos num público desconhecido, na caso era para preparação de material para educação à distância (EaD), mas acho que cabe o recorte para blogueiros e afins... nosso "público", em grande parte, é desconhecido...
Os autores do texto (Ana Paula Abreu-Fialho e José Meyohas) consideram os pré-requisitos (que são conceitos e informações que os alunos precisam conhecer antes de começar a estudar uma aula). 
Como educadora, passei a vida ouvindo "devemos considerar os conhecimentos prévios" (era em relação aos alunos, mas cabe aos leitores)...
Há recursos, que ao serem utilizados, facilitam no entendimento do texto... com uma simples explicação, entre "sinais", desvenda-se um termo desconhecido...
Exemplificando: no primeiro post do dia, eu usei o termo dicotomia, e eu poderia ter usado esse recurso (para explicar a terminologia) - dicotomia - divisão em dois, oposição entre duas coisas - continuando...
Claro que o recurso facilita a leitura... mas os autores também apontam (o que mesmo parecendo óbvio nem sempre é) que nem tudo o que se escreve e será lido, admite "facilitação" (o termo é meu, não achei um mais apropriado!), nem tudo pode ser esclarecido com um recorte do tópico... caberá ao leitor (na maioria das vezes) sair em busca do que é primordial para que ele entenda o contexto...
No caso do meu blog... se você não me conhece bem e não entende o meu aspecto volúvel (culpa do signo!) e todas as minhas dualidades/complexidades... acredite... nem perca seu tempo em tentar desvendar nada... rs
Só uma coisa pode ser definida... embora alguns considerem que minha expressão metafórica torna a escrita um pouco mais formal... acho que os meus vícios (pontuação exagerada, aspas, rs...) tornam a narrativa "prá lá de coloquial" (ao menos por aqui, eu posso!)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário