terça-feira, janeiro 19, 2010

Sobre "Anas e Marias"... e as múltiplas mulheres que os editores de revistas focam...

Para variar fui torrar umas notinhas na banca de jornal hoje... eu podia ser diplomada só com que eu invisto em leituras focadas na minha área... e duplamente diplomada com o que invisto em “cultura inútil”...

Ainda que, eu tenha passado um bom tempo da minha infância argumentando que minhas “escolhas literárias” fundamentariam a qualidade do meu discurso quando o mercado de trabalho assim exigisse... que seja....
Na revista Ana Maria (só 1,99 rs) tinha um livrinho de receitas encartado... cuja receita da capa era sanduíche frito de mussarela e tomate (não é só porque eu estou de regime que as visitas precisam passar fome, né?!?)...
Já que fiz o mega investimento na revista, custa nada dar uma folheada... (nem que seja no trono, onde alguns de nós exercem as leituras “menos exigentes”).
Acabou se confirmando uma “leitura bizarra”... de como a vida pode nos ensinar a ter calma (penso que seja justamente o contrário!)... do plano de rejuvenescimento do Domingão, com um Fausto tendo que renovar a equipe por pessoas mais jovens... enquanto ele... está prestes a virar “Faustinho” mas não mais novo (palavras da Xênia!).... de como a sua geladeira pode ficar esperta... seu filho disciplinado... sua gravidez “malhada”... seu cabelo digno de novela... saber manter-se alerta aos sinais de cansaço... manter a cozinha cheirosa.... tornar as férias educativas... arrasar no cardápio... (finalmente!) entender o que eles querem na cama... aprender com o seu cão como resolver seus próprios problemas (a melhor!)... e uma série de dicas astrológicas... de beleza... resumo de novelas... propagandas e etc...

Não serviu para nada?
Claro que serviu (sou fiel aos argumentos do passado)!
Serviu para aprender a fazer o tal sanduíche frito (também comprei um livrinho útil sobre colesterol!)... serviu para resolver palavras cruzadas... serviu para rir de uma reclamação da leitora “deixapralá” porque a Xênia escreve crônicas só sobre as novelas “com tanta coisa acontecendo no mundo”...
Tipo assim, brincou né?  Quer informação "sobre o que está acontecendo no mundo" e compra a “Revistinha Ana Maria”... não dá... não dá mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário