quarta-feira, janeiro 13, 2010

Belas ilustrações & Feiura libertadora!


Dia desses vi sem querer um trecho da 1ª temporada do Superstars (Ep.21) e só me detive porque quem estava na berlinda era a Emma Thompson (fantástica!), ela comentava sobre o porque de acolher o projeto para filmar Nanny Macphee... achei interessante que tenha partido de um livro correlato e bem ilustrado...

No caso, o livro foi Nurse Matilda e as ilustrações eram de Edward Ardizzone...
É bacana como uma coisa acaba levando à outra (sempre!)... Sou hiper favorável às ilustrações... e quando o público é infantil... elas cativam primeiro... durante... e após as leituras (“tia” mostra de novo!?), sem fazer com que "as letras" sejam desinteressantes, pelo contrário, motivando as leituras...
No filme, há essa preocupação com cores... muitas cores... e formas... tornando tudo mais interessante para esse “pequeno” público!
Uma dessas crianças que deve ter visto e se encantado pra valer... perguntou para a própria Emma se ela “não tinha se incomodado por ficar feia?!”.
E ela respondeu para o garoto que “Não, na verdade tinha adorado”!
E ao entrevistador explicou (algo assim):
“Foi libertador... estamos sempre nos preocupando com a nossa aparência e alimentando neuroses por padrões impositivos, que na realidade são uma bobagem... não dizem respeito a “quem somos”... ou à forma como nos relacionamos!”
Acho que a história é uma “fábula comportamental” sobre como enxergamos as pessoas... pois embora, no filme, a transformação pareça “pura mágica”... acredito que ao gostarmos das pessoas... independente do que visualizamos, elas “passam a ser (mais) bonitas”!
Uma prova disso são as interações virtuais... já conversei (demais) com pessoas pelas quais eu não daria uma avaliação positiva em termos “físicos”... e tendo sido fisgada primeiro por “outros quesitos”, esse (acaba) deixa(ndo) de importar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário