quinta-feira, abril 22, 2010

Língua...

(Se sentiram um "pendor erótico"... vou frustrá-los desde já...rs)

Sofro de uma "eterna dicotomia" entre a raiva de estudar e a necessidade do que estudar... o processo é penoso, mas acho essencial aos olhos (cérebro, ouvidos, coração...rs) coisas que encontro pelo caminho...

Um dos textos, que abordava aspectos de motivação para os alunos... começava com a bizarra citação a la Tim Maia... "Me dê motivos..." e basicamente é o que impele essa minha busca insana pelo que nem eu sei bem o que é... acho que, em parte, quero me exaurir... me tornar tão ocupada que nada o que eu considere "dispendioso"... "complicado"... "tedioso"... possa ter lugar na minha mente... já que meus pensamentos estão ocupados com "todas as outras coisas escritas e lidas"!

Um dos textos recentes (da Sonia Rodrigues) traz a definição do que é língua/linguagem em termos oficiais e nos termos dela (ótimos) e vou compartilhá-los (respectivamente e em posts distintos):

Língua é o sistema de comunicação e expressão de um povo, nação, país, etc., que permite a expressão e comunicação de pensamentos, desejos, emoções.
(Dicionário Caldas Aulete, Editora Nova Fronteira)

Linguagem é qualquer conjunto de símbolos usados para codificar ou decodificadados, é qualquer sistema de sinais ou signos, através dos quais dois ou mais seres se comunicam entre si para transmitir e receber informações, avisos, expressões deemoção ou sentimento.
(Idem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário