quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Que venham a mim... (rs)

É estranho como algumas pessoas que chegaram primeiro a algum lugar... não excetuando o fato que tenham começado certas jornadas bem antes... acham que as suposições que elas estabeleceram e as verdades que elas proclamam tenham mais validade do que as que induzimos ou deduzimos por nós mesmos...
Estava numa dessas reuniões com “todo tipo de hierarquia”... considerando produções escritas que seriam remetidas a apreciação e testes de um terceiro grupo de pessoas... quando eu, e uma das “mais escaladas” nos degraus hierárquicos (e nos temporais, idem!) entramos em conflito sobre um quesito registrado... e o argumento de validação dela foi:
“Mas minha querida... nos “meus estudos e leituras”....”
Pelamordedeusoquefoiissojesus...!?!
A minha queridíssima (e pq não?) esqueceu que não é o único ser no mundo que lê e estuda... e também deve ter ficado tão surpresa quanto eu ao meu ver retrucar...
Dentro de mim tinha um ser amordaçado... que sentia conforto no silêncio... mas gradativamente ele está emergindo... e deixando claro que não há mais porque calar quando a intenção é proclamar... ainda ontem... ele se indignou com o meu habitual “deixa pra lá”... e hoje... ele permaneceu atento... pronto para se sobrepor a qualquer vacilo... ainda observo (pasma!) os trapos de sua mordaça pelo chão...
Esse ser ainda surge com voz trêmula e coração palpitante... mas quando minha superiora imediata quis “me poupar” recentemente... ele me encorajou a dizer não (precisa)... e tanto esse ser que eu venho abrigando... quanto frustrações recentes em termos de certezas profissionais para o futuro... tem feito com que eu inspire a mais... tente mais... busque mais... queira mais...
E, só para concluir, tenho um panorama um pouco mais “aberto” dessa questão de “minhas leituras fundamentam”... em termos profissionais... ler/estudar os pesquisadores da sua área... pode embasar as suas produções nesse campo restrito... mas o que “forma para a vida”... é ler o que não é recomendado nas bibliografias montadas... é ler o que dá prazer... o que inspira... emociona... motiva... diverte... e até mesmo o que não se recomenda... pois quem é que disse que “gosto tem padrão”!?

2 comentários:

  1. Não sou muito fã de Marx, mas ele estava certo quando disse:"tudo que é sólido se desmancha no ar".

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo certo... valeu pela visita, "visitá-lo-ei" em breve também... rs
    Também não sou muito fã do cara, mas não é a toa que ele é "tão citado"!
    Beijão!

    ResponderExcluir