domingo, agosto 09, 2009

A imagem é do filme Lembranças de um Verão, e por uma série de questões, não relacionadas ao filme.. mas a contatos e conversas, acabei pensando em verões passados... O elemento norteador do filme é que você é o resultado das suas escolhas, deve estar aberto ao que o futuro possa trazer e é definitivamente marcado pelas primeiras vezes... pelas coisas que servirão de comparação quando você experimentar similariedades...

Tem coisas que lembramos abruptamente e outras que nos forçam a lembrar... como recados numa tela qualquer com impressões que não se assemelham mais... acabei de ler uns posts do meu blog antigo, e eu reconheço algumas sensações, mas não me reconheço mais ali... e essa volubilidade (pode ser adaptabilidade!?) é um tanto frustrante... quem serei amanhã?

Tem outro aspecto a se considerar, insistir em vivências diferenciadas, me(nos) tornaria diferente(s)? Ou é apenas uma outra trajetória para uma mesma destinação? Se eu não sentasse sempre no fundo... se escolhesse como amigas as garotas de cor de rosa... se investisse em quem me queria e não apenas nos que eu quis... se não burlasse todos os esquemas socias e familiares... se insistisse nas minhas primeiras impressões profissionais... se não tivesse um perfil tão crítico frente ao que produzo... se não idealizasse tanto sobre algumas pessoas... se favorecesse todos os contatos e retornos... se fosse mais obrigada e menos respeitada pelos meus pais... se tivesse dito mais "sins" (ou apenas um em particular)... eu estaria aonde agora?

Veja bem, não estou processando arrependimentos, só questionando se o meio é mesmo tão implacável quanto defende alguns estudiosos e se nossas personalidades não são o aspecto mais determinante da nossa formação...

Ao analisar um filme e discutí-lo com alguém, várias variantes são consideradas, mas normalmente chega-se a um denominador comum.

Mas com a vida não é bem assim...

Um comentário:

  1. Me identifiquei com o texto. Os famosos "ses". Inevitável são os questionamentos. Se tivéssemos feito outras escolhas, outros seriam os "ses". O importante é que naquele momento aquela era a escolha a se fazer pq vc é vc e age de acordo com o que acredita.
    Bjks.

    ResponderExcluir