sábado, fevereiro 14, 2009

Programinhas miseráveis...

Ontem, em plena sexta-feira 13, tivemos uma excursão (escolar) ao circo... eu não costumo dar trela para as questões supersticiosas que rondam a data... pero...
Eu leciono para os maiores à tarde, e para os menores (de 5) pela manhã... adivinhe o horário do espetáculo?
O circo foi armado sob um terreno desigual, de chão insuficientemente batido... tenho um aluno que será o futuro Billy Elliot, pois já anda nas pontas dos pés e somente nas pontas dos pés, o menino quase arrancou o meu braço para avançar todos os “obstáculos”...
Nesse fatídico dia quatro escolas visitaram o ambiente de atrações circenses, e manda a sorte que três e meia tenham adentrado a lona antes de nós... quando chegamos... só sobravam as três últimas fileiras para nos sentarmos... daí, ninguém maior cede o lugar, mas todos se intrometem dizendo: “Daqui eles não enxergarão nada” (teria sido melhor!)...
Fomos “motivados” a descer para o corredor... onde fomos posteriormente informados que não seria possível ficar, porque o espetáculo era “interativo” e o mesmo seria usado... retroceder já não era possível (“bendito” Van Damme), pois os péssimos lugares de sobra tinham sido tomados...
Daí, um gênio qualquer diz: “Todos aqui defronte ao palco, podem sentar no chão”... queeeeeeeeeeeeeee estava molhado!!!!!!!!!
Então a mula antológica da professora tem que se liberar de crianças agarrando na sua calça, e sair caçando as cadeiras que sobraram entre as fileiras totalmente ocupadas, e andar “pelas beiras” para colocá-las na frente de quem imaginava que estaria sentado na primeira fileira (quanta ilusão!)...
Não sei como não reclamaram, olharam com aqueles olhares complacentes que lançamos às pessoas em determinadas condições... e uma senhora e alguns alunos maiores até foram voluntários na missão cata cadeiras (mico!!!)...
Crianças “acomodadas”... os demais impacientes começam a gritar: “Começa, começa, começa”... Então segue a afirmação que eu pressentia (e temia)... naquele baita escuro... antecipando o que eles visualizariam, ló-gi-co que meus alunos morreriam de medo... até a coisa toda começar... um já estava se esgoelando no meu colo... e outros quatro... em colos bondosos e alheios... os demais... já tinham me encarado não sei quantas vezes com olhares incriminadores do tipo, “por que você nos trouxe aqui”, “quando isso vai acabar”, “você não vê que eu quero ir embora”, “cadê a pipoca?”... e por aí afora...
Quem estava no meu colo? O Billy Elliot, que além do medo de escuro e de palhaço, tem uma suportabilidade a decibéis relativamente altos bem inferior à média das crianças... os únicos barulhos que ele suporta... são os que ele mesmo produz!
Eu tive que responder um milhão de vezes perguntas cíclicas e repetitivas numa vozinha chorosa: “o palhacinho tá dormindo né”, “o que aquele homem está fazendo ali”, “ele não vem aqui né”, “a mamãe não está me esperando”, “aquele bichinho é de verdade”, “por que esse barulho não pára”, “por que a luz está apagada”, mais a verbalização das perguntas dos olhares incriminadores... de novo... de novo... e de novo... E não contente em quase arrancar o meu braço... lá se vai o meu pescoço!!!!
O percurso das cadeiras pelas beiras... mais as tentativas de fazer com que os demais permanecessem sentados enquanto a coisa toda evoluía... acrescentou uma alarmante camada de barro sob os meus pés... e na barra da minha calça... fora pensamentos aterradores, que se eu deslizasse pelo chão... poderia ser aplaudida como parte da encenação cômica...
Já que, nesse dia, eu fui a palhaça (talvez só tenha perdido para a professora, cuja aluna batizou o chão em modalidades distintas)!!!!

Um comentário:

  1. hahahahahahahahaha!!! Cris!!! Tu tens que colocar imagens dessas tuas "aventuras"! Ah,não precisa!! "Enxerguei" tudo,diante do teu relato!!! rsrsrsrs Mas,olha...antes assim,com este "périplo",às vezes terrível, pelas ruas,circos,museus,como um "Keating" ou um "Thackeray",de saias,claro,muito mais sedutora,bonita e charmosa,do que ficar com as crianças trancadas,enfurnadas, em sala,sempre!!! Vale,creia,esse teu esforço "hercúleo"!rs / Eu estudei ANOS!!! E nunca me levaram a nada!!! Não,minto!!! UMA VEZ!!!Uma vezinha só!!!!!! Eu não acredito nisso que estou me lembrando!!! Custa a crer!!! Foi num dia da criança,12/10,pra ver "Batman"!Num cinema grande,de quartel! (Eram os anos de chumbo,da Ditadura...rs)Só lembro da "mulher gato",sexy,e das professoras,displicentes,no escuro,"fofocando" sobre namorados! Veja só...rs Tinha,eu,meus 7 anos!

    ResponderExcluir