sábado, dezembro 27, 2008

Você é o que você lê!

Essa é uma expressão recorrente... e embora eu não creia que isso forme o todo da nossa personalidade, acho sim, que molda uma boa parte...

Quem está, como eu, vivenciando a terceira década de vida, lembra que a leitura não era algo incentivado nas escolas, era algo imposto, sem escolhas e com cobranças... bem diferente das propostas de leitura que são oportunizadas aos alunos hoje em dia...

Algumas pessoas da nossa geração, acabaram virando leitores por iniciativa própria, e isso significava ter que ler coisas que nem sempre eram para a nossa faixa etária... porque o que era considerado "direcionado", não tinha lá muita graça!

Os programas atuais de leitura se preocupam com a idade, mas muito mais com a variedade e dentro do que é selecionado, quase nada é proibido, eles consideram que as crianças devam ter possibilidades além do que é esperado... e é excelente... porque nada é finito!

Nomes como Will Eisner e Neil Gaiman (Os lobos dentro das paredes, mas não perdi as esperanças de ver Coraline nas prateleiras escolares... pois mais do que isso, eu não creio que eles permitam!) figuram entre as opções dos pequenos... e não vou dizer que eu escolho para ler para os meus alunos, só o que eu penso que me caracteriza até aqui... leio de tudo para eles... mas ocasionalmente sou bem tendenciosa... gostaria que eles fossem além... transpusessem os muros que me barraram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário